sábado, 11 de julho de 2009

Três décadas de um palco com muita poesia

Teatro da UFSC completa 30 anos de atividade com o espetáculo Verbais: Ninho de Palavras, baseado em textos de Leminski, Lorca e Cora Coralina

Misturando performances que vão da mímica à dança, o grupo da Oficina Permanente de Teatro (OPT) da UFSC vai levar poesias de nomes como Paulo Leminski, Garcia Lorca e Cora Coralina ao palco neste fim de semana. Os textos serão interpretados no espetáculo Verbais: Ninho de Palavras.

A variedade das linguagens cênicas representam a diversidade de estilo da poesia dos escritores escolhidos. Em alguns momentos da peça, a diferença entre as obras fica bem explícita, como no caso do trabalho de Cora Coralina, baseado em memórias, e dos versos contemporâneos de Paulo Leminski.

A poesia do ilhéu que mora na Holanda, Nicolau Flores, considerada por críticos como dotada de um “humor ácido”, e do português João Jacinto, conhecido por poesias que expõem as mazelas da personalidade humana, também estarão no palco, em atuações feitas por um elenco de 12 alunos da OPT e dois atores convidados.

– Esta gama de texturas poéticas coincide com a intenção de compreender a pluralidade humana. Ela sugere uma ruptura de conceitos dos ortodoxos seguidores de escolas literárias e artísticas, compreendendo estilos e gêneros, que muitas vezes impulsionam a uma visão única da complexa aventura de viver e registrar-se em arte – comenta a diretora da OPT, Carmem Fossari.

Segundo ela, a escolha dos autores foi baseada em preferências, desde que estivessem de acordo com a proposta de variação de estilos poéticos. Do amor ao ódio, os sentimentos conduzem o espetáculo, que pretende dar vida a 24 poemas, sem se limitar à declamação.

O figurino da peça foi elaborado pelo próprio grupo, que apostou em roupas pretas, de modelos e tecidos diferentes, aliadas a adereços, como chapéus, xales e sombrinhas. Os panos usados durante o espetáculo aparecem tanto como composição do figurino dos atores quanto como elementos cenográficos. Um pedaço de tecido verde pode se transformar em montanha quando o poema representado for Verde que te quiero verde, do espanhol Garcia Lorca.

O espetáculo Verbais: Ninho de Palavras, é uma nova montagem da peça apresentada como trabalho de conclusão de curso da OPT no ano passado. A apresentação está incluída na temporada comemorativa de 30 anos do Teatro da Ufsc.

O espaço de três décadas faz parte do conjunto histórico de edifícios da atual Igrejinha da universidade, que já pertenceu à Paróquia da Santíssima Trindade, fundada em 1853. O conjunto de edifícios foi adquirido pela UFSC em meados da década de 1970 e compreende a Igrejinha, o Teatro (antigo Salão Paroquial) e a Casa do Divino (destinada ao culto do Divino Espírito Santo durante a festa de mesmo nome).

– Nestes 30 anos, o fato de ser um espaço quase franciscano não impediu de ser também um celeiro de novos artistas e de contribuir para o teatro na Capital, de uma forma despojada – finaliza Carmen Fossari.
MARIANA ORTIGA
 
in Diário Catarinense