quinta-feira, 24 de setembro de 2009

20:30

Verbais �Ninho de Palavras�

Local: DAC - Teatro da UFSC
Remontagem atualizada, com alunos da Oficina Permanente de Teatro do Departamento Art�stico Cultural (DAC), da UFSC, a partir de um roteiro de poemas.
O espet�culo mescla linguagens, m�micas, po�ticas, dan�a, teatro com a Oficina Permanente de Teatro (OPT). Com textos dos poetas: Paulo Leminski, Nicolau Flores (M�rlio Silva), Jo�o Jacinto (Portugal) e Garcia Lorca, o andaluz espanhol que igualmente foi um grande dramaturgo autor de Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba, dentre outros textos teatrais. A presen�a feminina na sele��o dos textos recaiu sobre a Poetisa Goiana Cora Coralina. A diversidade das linguagens c�nicas coincidem com a diversidade das linguagens po�ticas particulares dos escritores. Esta op��o referencia dois importantes aspectos: a amplid�o do universo da cria��o, chegando em alguns momentos a parecerem universos antag�nicos como a poesia memorialista de Cora Coralina ou os versos contempor�neos de Leminski: ou ainda a densidade reveladora da ontologia dos versos de Jo�o Jacinto, diante da �cida e humorada poesia de Nicolau Flores, um pequeno poema de Calu d.Aranda, prepara ao universo mais on�rico das palavras do espanhol Lorca, e o seu celebre "Verde que te quiero verde" encerram Verbais: Ninho de Palavras.
As poesias s�o interpretadas pontuando um trabalho corporal acentuado, bem como uma coreografia capaz de propiciar aos atores uma maior profundidade aos poemas escolhidos.
Dire��o: Carmen Fossari
Elenco: Alunos da OPTT II e III: Eliana B�r, Bruno Leite, Cl�ia R. Canatto, Eloisa Dornelles, Gabi Borges, Gabriel Orcajo, Jeane Siqueira, Lucia Amante, Mariana Lapolli, Rubia Medeiros, Luc�ola Zanirato e Luiza S. Souto.
Atores Convidados: Augusto Sopran (m�mico) e Nei Perin - ex-alunos da OPT.


in
http://www.semanaousada.ufsc.udesc.br/passadas/2009/paginas/teatro.html

Sem comentários:

Enviar um comentário